A Rotomoldagem é um processo de moldagem de plásticos baseada na deposição do material na superfície interna de um molde. A espessura de material depositado em cada ponto do molde é controlada pela sua movimentação (geralmente rotação em dois eixos perpendiculares). Este movimento gera um fluxo interno de material por efeito gravitacional. O molde, sempre em movimento, passa por um ciclo térmico de aquecimento e resfriamento em níveis adequados para promover a fusão e solidificação do material na forma e espessura desejadas. A ausência de pressões durante o processo permite o uso de moldes leves, de custo relativamente baixo.

Avanços recentes na tecnologia dos moldes, máquinas e materiais têm levado a grande crescimento na utilização do processo, tanto na substituição vantajosa de outros materiais quanto na criação de aplicações totalmente novas, tornadas possíveis pela Rotomoldagem. O crescimento acelerado tem atraído o interesse de muitos projetistas , que têm se dedicado a aprender as regras e desenvolver técnicas específicas de projeto afim de tirar o máximo do processo, o que por sua vez alimenta ainda mais o crescimento desta indústria.

Este ambiente dinâmico tem gerado muitas oportunidades e também imposto grandes desafios às empresas do setor. Para se manter competitivo, é necessário estar constantemente atualizado com as tecnologias que surgem.

Para dar uma ideia sobre o que vem sendo feito na Rotomoldagem atualmente, reunimos fotos de aplicações diversas. Algumas delas podem ser visualizadas abaixo, ou você pode visitar nosso perfil no Pinterest, onde temos um grande número de exemplos de produtos rotomoldados.